RSS

domingo, 31 de maio de 2009

Analisando a Goiaba

Tem certos momentos que é muito bom fazer um paralelo da nossa vida com algo.
Pode parecer engraçado, coisa de maluco, ou até mesmo uma coisa totalmente sem noção o que vou postar aqui, mas fiz um paralelo da vida com uma goiaba que peguei em uma bela cesta que estava transbordando com muitas, muitas goiabas.
E no meio de tantas goiabas, uma me chamou atenção, ela era pequena, redondinha, não era tão bonita quanto outras que ali existiam.
Peguei a goiabinha e comecei a admirar, não com a intenção de comer mas, percebendo que naquele momento, aquela goiaba passou a representar algo que pulsava dentro de mim.
Comecei a comparar aquela pequena fruta a minha vida. Era uma goiaba que estava dividida quanto ao amadurecimento, metade dela era bem amarelinha e a outra ainda estava verdinha mas, começando a amadurecer, era uma goiaba de cor viva e sua casca brilhava bastante.
O interessante é que nessa goiaba existiam algumas marcas; marcas estas que tenho certeza que todo ser humano tem em sua história de vida. Entre estas marcas, existia uma que era grande, tomava um bom pedaço da goiaba mas, ela estava bem cicatrizada.
Resolvi cortar a Goiaba ao meio, e ao perceber as sementes pensei que cada semente que ali existiam representava as pessoas que fizeram e faz parte da minha vida. Eram muitas as sementes, todas grudadinhas e unidas uma as outras, onde cada semente tinha um valor especial para aquela goiaba, assim como muitas das pessoas com que a cada dia nós convivemos.
É muito interessante que pequenas coisas podem levar a gente a refletir muito sobre tudo o que vivemos.

sábado, 23 de maio de 2009

A fragilidade deste coração

O peito aperta, posso definir este aperto como uma dor?
É posso dizer que sim, até porque sinto meu coração ainda sangrar por feridas ainda não cicratizadas, feridas estas que ainda dói por conta de decepções jamais esquecidas, por mais que eu tente e lute as dores não foram curadas.
Tenho em meus pensamentos que a dor e remorso nos leva a caminhos de tortura e que deixa a nossa vida amargurada e vazia. Mas ainda prefiro mostrar que sou frágil, tentando demonstrar o que sinto do que tentar ser dura comigo mesma e enganar-me.
Já faz um tempo que estou lutando para que tudo isso desapareça, colocando assim mais ternura nesse coração pesado para que um dia eu possa sentir que este coração deixou de ser pesado e passou a ser um coração leve onde nenhuma cicatriz possa desejar voltar a abrir e sangrá-lo novamente.
"Eu preciso de alguém sem o qual eu passe mal.
Sem o qual eu não seja ninguém,
Eu preciso de alguém!
Maio..."
Maio - Kid Abelha

terça-feira, 12 de maio de 2009

Meu jeito impulsiva de ser

Como poderia começar a expressar o que se passa neste momento?
Acho que poderia começar definindo a palavra IMPULSO.
Impulso, segundo o dicionário é: ato impensado, impulsão, ato de impelir, ímpeto, estímulo, instigação.

Sou o que se chama de pessoa impulsiva.
Como descrever? Acho que assim: vem-me uma ideia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que imediatamente.
O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se trata de intuição, mas de simples infantilidade.
Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. Há um perigo: se reflito demais, deixo de agir. E muitas vezes prova-se depois que eu deveria ter agido. Estou num impasse. Quero melhorar e não sei como.
Sob o impacto de um impulso, já fiz bem a algumas pessoas. E, às vezes, ter sido impulsiva me machuca muito. E mais: Nem sempre os meus impulsos são de boa origem. Vêm, por exemplo, da cólera. Essa cólera às vezes deveria ser desprezada; outras, como me disse uma amiga a meu respeito, são: cólera sagrada. Às vezes minha bondade é fraqueza, às vezes ela é benéfica a alguém ou a mim mesma. Às vezes restringir o impulso me anula e me deprime, às vezes restringi-lo dá-me uma sensação de força interna.
Que farei então?
Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente?
Ou devo lutar e tornar-me uma pessoa mais adulta?
E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um jogo infantil, do que tantas vezes é uma alegria pura.
Vou pensar no assunto. E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso.
Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei.
(Clarice Lispector)

Em alguns momentos considero-me uma pessoa impulsiva e nesses momentos fico além de inquieta bastante ansiosa. Por algumas vezes, já cheguei a me arrepender por algumas vezes quando agir por impulso por outras, já cheguei a perceber que aquele momento tive a sensatez de agir da melhor forma.
Adoro os textos da Clarice, em muitos é como se ela tivesse falando daquilo que existe dentro de mim, e este descrito acima não é diferente. As palavras acima citadas, conta minuciosamente o meu jeito de muitas vezes agir.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

...

Por que as coisas inesperadas são as melhores?

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Um redemoinho de sentimentos


Não sei o que acontece, mas tem certos momentos que a minha vontade é esquecer de tudo.
Voltar o tempo e fazer algumas coisas diferentes, mas a realidade é que eu não sei o que fazer e não saber o que fazer é sinal de imaturidade, de insegurança.
Por momentos penso que sei o que quero e o que devo fazer mas confesso que tenho medo, e é este medo que vem me sufocando e fazendo com que muitos sentimentos tomem conta de mim, me sinto frágil diante desta situação, fico inquieta e é daí que minha sensibilidade começa me dominar e por muitas vezes não consigo controlar esta inquietude.
Faço-me perguntas, as quais nem eu tenho explicação.
A ansia me reprime, sinto um temor percorrendo as minhas veias e ao perceber isso eu me limito tentando não buscar aquilo que realmente eu quero. E por muitas vezes o que eu quero, nem eu mesma sei...

terça-feira, 5 de maio de 2009

Eu: pára-raio de doido

Quando eu digo que certas coisas só acontece comigo, muita gente não acredita. Eis a última que rendeu boas risadas para minha pessoa e para as minhas amigas.
Estou eu esperando uma amiga minha chegar, enquanto que converso com outra. Daí chega uma rapa e fala.
- Olá, boa noite!
(Eu, antes de responder fico me perguntando, de onde eu o conhecia, nesse momento passa mil pessoas e lugares na minha cabeça, mas daí penso que se está falando comigo é porque me conhece de algum lugar, e como muitas vezes sou tachada como chata e antipática, resolvo responder com a esperança de que o conhecia)
Eu respondo: Oi
( Isso com um sorriso no rosto, tendo em vista que achava que se ele falava comigo era porque me conhecia de algum lugar, e como eu tenho a péssima memória e quase não gravo as fisionomias das pessoas, fico tentando saber de onde era)
Criatura fala: - Muito prazer, meu nome é Daniel
(Pasmen! Eu não o conhecia!)
Nesta hora eu nem lembro se falei meu nome, porque eu fiquei tão passada e me bateu um tremendo medo na hora que eu fiquei sem saber o que fazer, sem reação nenhuma. Ele ainda me perguntou se eu sempre ia naquele lugar e eu apensar respondi que não, que era muito difícil. Minhas pernas tremiam, e ele ficava tentando puxar conversa dizendo que estava me observando a horas, daí resolvi dizer que estava de saída e ele começou a insistir pedindo número de telefone, querendo trocar MSN e pra que eu me livrasse daquela criatura eu estava disposta a fazer qualquer coisa, anotei um número super estranho e um msn que nunca tive e ainda com a simpatia maior do mundo ainda disse para ele que aguardaria sua ligação! :D

É cada uma que me aparece, muitas vezes penso que em outras vidas devo ter trabalhado em um hospital de loucos ou até mesmo ter sido interna de algum deles.

domingo, 3 de maio de 2009

Só sei que é assim...

É muito engraçado como os acontecimentos variam rapidamente.
Parei um pouco para refletir sobre as coisas que tenho vivido, e percebi que a cada dia algo novo e bom tem acontecido, apesar da correria do dia a dia em que muitas vezes não consigo realizar tudo aquilo que eu queria.
Houve um tempo em que apesar de ter um belo sorriso no rosto e de querer mostrar para todo mundo que eu estava bem, meu coração por dentro sangrava, mas hoje olho para trás e só tiro lições de tudo que passei e por tudo vivido. Não gosto de remoer o passado, mas as vezes pensar nele é bom para analisar a conjuntura atual. Parei nesse feriado para fazer isso e vi que minha vida deu um salto do tamanho do mundo em pouquíssimo tempo. (Graças a DEUS)!
Por um momento estive lá caída, e aos poucos fui me recuperando mostrando para mim que eu poderia, posso e ainda poderei fazer bem melhor, para basta apenas uma coisa: DETERMINAÇÃO.
A vida tem me dado a oportunidade de cada dia tentar fazer algo novo e não é porque nesse momento, por mais que eu tenha milhares de motivos para sorrir, pular de felicidade, sair gritando aos quatro cantos que estou super feliz, algo dentro de mim faz com que eu me sinta um pouco triste por não compartilhar tudo isso com quem eu quero nesse exato momento. Mas assim como a roda gigante, a vida tem me ensinado que por mais que estejamos lá no topo algo ainda me faz sentir embaixo e que a cada dia, apesar de sentir essa "ausência" eu preciso buscar cada vez ir mais além, por mais que em certos momentos eu perceba que eu não tenha mas forças, preciso buscá-las seja de onde for.


"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.
Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

Charles Chaplin


PS: Apesar de ter todos os motivos para sorrir, hoje eu choro.
Sinto que essa semana não será nada fácil para mim, então que ela passe rapidamente...

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Músicas que falam por mim

É engraçado como a música, assim como cheiro, marca a nossa vida.
Eis os trechos de algumas músicas que sempre lembro de algo que passou em minha vida.
Tudo o que vai - Capital Inicial
"Tudo que vai
Deixa o gosto, deixa as fotos
Quanto tempo faz
Deixa os dedos, deixa a memória
Eu nem me lembro mais"
Sempre que escuto, lembro de fatos que tentei esquecer. Mas...as lembranças nunca morrem
Tarde em Itapuã - Toquinho
"Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã"
Lembro do bom gosto que meu pai tem por música
Grand' Hotel - Kid Abelha
" O nosso amor se transformou em bom dia"
São as únicas palavras que troco com um ex namorado. Bom dia, boa tarde, boa noite, tudo bem. Resumindo, só falo por educação.
Sábado a noite- Cidade Negra e Lulu Santos
"Todo mundo espera alguma coisa
De um sábado a noite
Bem no fundo todo mundo que zoar"
Relembro das baladas que sempre são inesquecíveis
Eu gosto tanto de você - Lulu Santos
Se amanhã não for nada disso
Caberá só a mim esquecer
O que eu ganho e o que eu perco
Ninguém precisa saber
Essa retrata minha atual situação, coisas que estão acontecendo na minha vida e que no momento estou guardando apenas para mim
Quase nada - Zeca Baleiro
"De você sei quase nada
Pra onde vai ou porque veio
Nem mesmo sei...
Qual é a parte da tua estrada em meu caminho
...Amor que chega sem dar aviso
Não é preciso dizer mais nada"
Essa o suspense ficará no ar!
Não desista do amor - Pe Fábio de Melo
"A DOR faz parte do cultivo desta FÉ
E só sabe o que se quer
Quem luta para conseguir SER FELIZ"
Sempre que estou passando por algum momento ruim ela me deixa segura de que tudo vai ser resolvido da melhor maneira.
Amor igual ao teu - Cidade Negra
"Amor igual ao teu
Eu nunca mais terei
Amor que eu nunca vi igual
...Amor que não se pede,
Amor que não se mede
Não se repete"
Sempre lembro da relação de amor e amizade entre minha irmã e eu.
Fotografia - Leoni
"O que vai ficar na fotografia
São os laços invisíveis que havia
As cores, figuras, motivos
O sol passando sobre os amigos
Histórias, bebidas, sorrisos"
Lembro dos meus amigos da faculdade, que sempre se encontram ao meu lado alegrando e colorindo os meus dias.
Pena - Teatro Mágico
"Eu sei que sou um tanto bem maior"
Lembro das minhas conquistas e nas batalhas enfrentadas.
Ainda Bem - Vanessa da Mata
"Ainda bem que você vive comigo
Porque se não como seria esta vida
Sei lá, sei lá
...Se há dores tudo fica mais fácil
Seu rosto silencia e faz parar
As flores que me manda são fato
Do nosso cuidado e entrega
Meus beijos sem os seus não dariam
Os dias chegariam sem paixão
Meu corpo sem o seu uma parte
Seria o acaso e não sorte."
Penso no afeto entre eu e minha mãe, dos cuidados que ela sempre tem comigo e penso também no amor que ela sente por mim desde a minha criação
Fotos - Victor e Léo
" Você mudou muito e eu também"
Essa é para lembrar, literalmente, do meu ex-namorado que mudou da água para o vinho com o fim do nosso relacionamento. É como já diz o ditado: "Só conhecemos o outro, depois que passamos a viver longe dele"
3x4 - Engenheiros do Hawaí
" Você se apaixonou pelo meus erros"
Uma criatura, que queria a todo custo que eu mudasse o meu jeito. Caso impossível, porque ele me conheceu desse jeito! Impossível mudar.
Te dar meu mundo
"Não sei pra que tanta pressa amor
Se a gente tá feliz
Pra que toda essa agonia se você me conquistou"
Essa vai ficar em segredo também. Só quem sabe, SABE!
Na sua estante - Pitty
" Te vejo sonhando e isso dá medo
Perdido num mundo que não dá pra entrar "
Essa marcou o fim de uma história de 5 anos com um namorado.
Borboletas - Victor e Léo
" Foi tudo tão bonito
Mas voou pra o infinito
Parecido com borboletas no jardim
...Divido entre dois mundo
Sei que estou amando mas ainda não sei quem"
Férias de 2009! INESQUECÍVEIS!
Janaína - Biquini Cavadão
"Mas ela diz, ela diz:
Que apesar de tudo ela tem sonhos,
ela diz, que um dia a gente há de ser feliz
Se Deus quiser!"
Recorda palavras que alguns amigos e amigas me falaram em um grande momento de tristeza que passei.
Versos Mudos - Majorie Estiano
"Pra tentar me convencer
Que eu consigo sem você
Respirar enfim, um momento só pra mim
E deixar, a vida acontecer
Aos poucos vou reconstruindo
Aos poucos tudo volta pro lugar
Escutando a alma dizer que sim"
Percebo que as coisas nem sempre é do jeito que planejamos e que tudo tem que acontecer naturalmente, aprendi que não há nada melhor que um dia após o outro com uma bela noite no meio. :)
Vinte e poucos anos - Fábio Júnior
"Eu sou capaz de ir
Vou muito mais além
Do que você imagina
Eu não desisto assim tão fácil , meu amor
Das coisas que eu quero fazer e ainda não fiz
Na vida tudo tem seu preço o seu valor
E eu só quero dessa vida é ser feliz
Nem por você nem por ninguém
Eu me disfarço dos meus planos
Quero saber bem mais que os meus
Vinte e poucos anos"
Penso nas pessoas que já duvidaram do meu potencial, que já tentaram me passar para trás e que não confiaram em mim. Lembro também daqueles que já quiseram que eu mudasse e que me fez mudar por conta de algo e que mesmo assim não conseguiram, porque se existe uma coisa que eu tenho é a cabeça dura e quando eu quero alguma coisa vou atrás até o fim, por mais que eu quebre a cara.