RSS

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Definindo a Felicidade


Outro dia estava refletindo sobre o que seria felicidade, e percebi que conceituar isto era algo muito difícil. Penso que felicidade não é possuir uma porção de coisas, apesar que a sociedade em que vivemos nos coloca isso a todo momento, a buscar cada vez mais o consumismo. Quanto mais, melhor. Se fosse esta a receita da felicidade não haveria tantos infelizes entre os ricos e poderosos, tampouco haveria pessoas simples e felizes.
Em segundo lugar, a felicidade é freqüentemente confundida com divertimento, mas existe uma vasta diferença entre os dois. Entreter-se com distrações, por mais agradáveis que sejam, não leva a verdadeira felicidade. Muitos tentam viajar tentando fugir dos problemas e isso, não traz a felicidade.
Tão pouco provém a felicidade do prestígio, do sucesso ou da reputação. Podemos ser famosos e conceituados e, mesmo assim, continuarmos frustrados, insatisfeitos, infelizes.
Até agora descrevi o que não seria Felicidade, mas afinal o que é a felicidade? Qual é o segredo da felicidade?
Creio que para ser feliz, deve-se parar de correr atrás da felicidade, o grande paradoxo da felicidade é que a encontramos quando não procuramos. Quanto mais caçamos a felicidade, mais ela foge do nosso alcance. Buscar a felicidade é inútil.
Não há nada de errado em querer ser feliz. Errada é a nossa insistência, aquela ideia fixa de que temos que ser feliz, o direito de ser feliz, o direito de ser poupados das dificuldades e das desilusões. Quem disse que temos de ser feliz? Muita gente acredita que a felicidade resulta da ausência de sofrimento, e que uma pessoa feliz é aquela que não tem problemas. Isto simplesmente não é verdade. O sofrimento muitas vezes nos leva a busca da felicidade. Quedas acontecem na vida de qualquer um. Feliz não é aquele que nunca leva um tombo. Feliz é aquele que levanta , sacode a poeira e dá a volta por cima.
É preciso ter fé e coragem para ser feliz.
Não basta apenas querer ser feliz, é preciso agir. Buscando nas simples coisas da vida o prazer para ser feliz.
E hoje encontro-me muito feliz! Meu projeto do Bitec foi aprovado e enfim, agora vou tentar começar a correr atrás dos dados para minha monografia.


3 comentários:

Dany disse...

Concordo plenamente!
Felicidade está nas pequenas coisas, como essa que conquistamos agora. Essa pequena coisa é somente mais uma pedrinha no degrau do nosso sucesso!
Tenho certeza!
Parabéns, Suuuuuuuuuuuu
Bjs

Manuela disse...

Concordo! Qto mais corro atrás, mas ela se distancia de mim. Aprendi a ver a felicidade em um conjunto de coisas..e claro, que só de vez em quando. rsrrs

Bjos!!!

Mari disse...

Escrevi sobre a felicidade em algumas ocasiões:

http://textoscontextos.blogspot.com/2009/04/in-felicidade.html

http://textoscontextos.blogspot.com/2008/06/h-tempos-venho-pensando-na-necessidade.html

bjo!