RSS

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O irmão mais velho sempre tem que ser exemplo para o mais novo?

Por que o irmão mais velho sempre tem que carregar nas costas o peso de ser o exemplo para o irmão mais novo?
Por que será que o irmão mais velho sempre pensa que se algo acontecer com o irmão mais novo sempre a culpa será sua? pois, seus pais sempre irão pensar que a culpa foi sua ( neste caso refiro-me ao irmão mais velho).
Acho que o irmão mais velho sempre tem essa responsabilidade, de mostrar para os mais novos que são responsáveis, cuidadosos. Isso se deve ao fato que os filhos mais velhos são, muitas vezes, responsáveis pelo bem-estar dos irmãos mais novos, assumindo assim todas as responsabilidades perante os demais irmãos.
Senti isso na pele de duas amigas por esses dias, elas se lamentavam por problemas que estão acontecendo com seus irmãos mais novos e por elas serem mais velha sempre deram o exemplo e nada serviu e ainda, ambas, se culpavam dizendo: Minha mãe vai me matar quando souber!
Isso tudo porque o irmão mais velho adota dentro de si a responsabilidade que se o pai ou a mãe não está por perto quem tem que tomar de conta dos outros irmãos é ele (o irmão mais velho).
Mas por que isso acontece?
Sou a filha mais velha e desde que minha irmã nasceu, minha mãe sempre disse que eu deveria cuidar bem dela e protege-la. Não sei bem ao certo, até que ponto dou o exemplo de irmã mais velha mas deixo sempre livre para que ela possa fazer o que bem quer, até porque a vida é dela e ela sabe bem o que deve fazer com ela, já que meus pais nos educaram mostrado e ensinando como é o mundo lá fora.
É engraçado pois tenho certeza que isso acontece com todos os irmãos mais velhos. Se por acaso acontece algo com o irmão mais novo, os pais nunca apontam como um erro. Mas se o mais velho tivesse feito, os pais teriam metido o pau, falaria um monte de coisa e no final ainda diria: - Olha o exemplo que você está dando ao seu irmão. É sempre assim, o mais velho só se FODE!
Não estou aqui para falar que não gosto de ser a irmã mais velha, nem para dizer que minha irmã vive aprontando, pelo contrário eu apronto bem mais que ela, estou aqui apenas para questionar as responsabilidades que os mais velhos assumem e muitas vezes se culpam quando acontece algo com os irmãos mais novos.
O conselho que dei para minhas amigas, no momento que elas falaram das coisas que vem acontecendo com seus irmãos é que por mais que, elas tem sido o exemploa para eles e mesmo assim as coisas não estão acontecendo da forma que deveria ser, elas não devem se culpar.
Afinal, cada um tem a sua vida e deve fazer dela o que achar melhor para si. Apesar dos pais não perceberem, ambos os filhos já estão bem grandinhos e sabem o que é a vida e não deve ser o irmão mais velho que deve apontar, e até mesmo dizer, o que o outro tem que fazer não.
Cada um tem a sua personalidade, sua individualidade e cabe a cada um procurar o que é melhor para sua vida.

1 comentários:

Dany disse...

eh... eu sempre carreguei nos ombros várias responsabilidades. A primeira delas eh que sempre fui apontada como "exemplo" de família e isso de certa forma me atormentava, pois sou um ser humano como outro qquer, passível de erros. Segundo, que se eu já tinha certas responsabilidades por ser irmã mais velha e portanto, ser exemplo para os mais novos, isso aumentou quando viemos morar fora e minha mãe resolvia tratar de todos os problemas (meus e dos outros) dretamente comigo, por ser mais velha e mais responsável.
Acho isso um saco e um fardo, a partir do momento em que, se olharmos todos como seres humanos e adultos, cada um tem a sua vida e sabe bem o que é ou não melhor pra si. Até pq qdo eu tento me meter na vida dos meus irmãos mais novos (por intermédio da minha mãe), só o que ouço é: você não é minha mãe e eu já sou bem grandinha pra saber o q é certo!
Queria que minha mãe tb pudesse ver dessa forma e assim aliviar um pouco a minha vida! Bjs...